1-Quando o governo português soube da existência do pau-brasil , mandaram construir feitorias ,isto é,armazéns fortificados usados para guardar mercadorias e policiar a região.E eram os indígenas que cortavam e transportavam o pau-brasil para as feitorias.Lá realizavam trocas com os indígenas , os indígenas davam aos portugueses as toras de madeira do pau-brasil e os indígenas recebiam colares,facas,machados,espelhos e etc.
2-Algumas capitanias hereditárias prosperaram mais que outras por terem terras férteis ao plantio de cana-de-açúcar , que na época , a cana-de-açúcar custava muito caro.
3-Os donatários (donos das capitanias) tinham direitos sobre suas terras como : cobrar impostos de rios e postos , escravizar e vender índios , tirar para si 5% no negócio do pau-brasil , julgar os habitantes da capitania , podendo até mesmo condenar à morte índios , negros e homens livres pobres e doar sesmarias ,isto é,grandes fazendas,latifúndios.
4-Os donatários também tinham deveres como:desenvolver a agricultura da cana-de-açúcar na capitania , expandir a fé cristã e cuidar da defesa.
5-As árvores do pau-brasil podiam chegar a ter um metro de diâmetro na base e de 20 a 30 metros de altura e os seus troncos eram duríssimos ,eram cortados em toras de cerca de um metro e meio.
https://tudosobrehistory.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário